Amor Fraternal



“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” Rm 12.10
Das virtudes cristãs, o amor sobrepuja a todas. Que tipo de amor deve ser cultivado entre os irmãos? Paulo nos dá aqui, três características deste amor. Primeiro, devemos amar os irmãos na fé com o mesmo amor com que amamos os irmãos de sangue. A palavra grega usada pelo apóstolo é philadelphia, o mesmo amor que devotamos ao irmão de sangue. Amamos nossos irmãos de sangue não apenas pelas virtudes que ostentam, mas apesar das fraquezas que revelam.
Segundo, devemos amar os irmãos na fé com a mesma devoção com que amamos os outros membros da nossa família. A palavra usada pelo apóstolo é philostorgoi. Essa palavra significa amar da mesma forma que os pais amam os filhos e os filhos amam os pais. O mesmo amor que estreita os vínculos familiares deve também costurar a unidade dos filhos de Deus.
Terceiro, devemos amar os irmãos na fé buscando a promoção deles e não a nossa. Devemos preferir em honra uns aos outros. O amor não é egoísta. O amor enaltece a pessoa amada e busca o seu bem acima do seu próprio. O amor não humilha a pessoa, mas promove-a; não a fere com palavras e atitudes, mas balsamiza seu coração e unge sua cabeça com o óleo da alegria. Você tem demonstrado amor às pessoas que estão à sua volta, com palavras ternas e atitudes nobres?

Por: Hernandes Dias Lopes 

Comentários

Postagens mais visitadas